sábado, 19 de março de 2011

Caro designer de m*rda


Caro designer que costuma desqualificar o trabalho alheio porque está certo que assim conquistará (a confiança de) um novo cliente.

Se eu digo que levo uma hora para fazer um serviço de manutenção qualquer, não é porque eu vou levar uma horapara fazer o serviço. Você sabe, eu sei e até o cliente desconfia que na maioria dos casos eu vou levar 15, 20 minutos para terminar o serviço. Assim como você, o cliente não nasceu ontem. Mas diferentemente de você, e apesar de não gostar de pagar, o cliente entende que para SOBREVIVER NA SELVA do mercado, existem custos. E esses custos precisam ser cobertos para podermos continuar oferecendo os serviços ao cliente. Um cliente já bem estabelecido no mercado já entendeu que se ele quiser continuar a ser atendido por você (pressupondo um bom atendimento), terá que ajudar a bancá-lo, pagando o preço.Talvez você, no ímpeto sincero de ser honesto, diga ao cliente que levará apenas 10 minutinhos para fazer o serviço, para mostrar o quanto você é fodão e o quão bonzinho você é por cobrar a merreca que vai cobrar. Mas não esqueça, talvez o próximo designer que atenderá o seu cliente não seja mais você, porque você terá que mudar de ramo ou ainda terá de passar de autônomo a empregado porque QUEBROU. E que fique bem claro que um cliente assim, que passa a trabalhar com você, eu já nem quero, porque ou é muito inocente e vai quebrar logo, logo (se Deus quiser, junto com você), ou é malandro e QUER TE SUGAR A ALMA. É frustrante, mas as chances de o cliente não estar nem aí pra você são IMENSAS.

Profissionais DE VERDADE sabem que há uma despesa mensal para SE MANTER. Eles sabem que as únicas criaturas no mundo capazes de bancar esses custos, ora veja só, são os clientes. Dinheiro não se pega em árvores, nem cai do céu. O único lugar de onde o dinheiro vem, mesmo, é do bolso do seu querido cliente. Então se você deseja longa vida ao seu negócio, aprenda a tirar dinheiro de lá, sem medo de ser feliz, porque do contrário, vai sentir falta dele.

Existe um negócio chamado ética profissional que se resume mais ou menos assim: Se você está profissionalmente f*dido, ao menos não f*da com o trabalho dos outros.




Um forte abraço!

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