sábado, 20 de novembro de 2010

Palavras do mestre


Cada relacionamento é uma grande escola. Os apaixonados aprendem várias coisas, desde a tolerância, passando pela necessidade e prazer da companhia, chegando à paciência, e assim vai (...)
Sem esquecer que a cada ligação, SMS, ou a cada vez que há a presença, sentimentos novos e sensações novas são descobertos. A sensação de amar é indescritível, mas as ilusões do amor poderão acompanhar sentimentos opostos.
Temos uma arma poderosa. O nome dela é AMOR. Pode fazer muito bem; mas um tiro errado pode causar grandes e fundas feridas.“O amor só vive pelo sofrimento e cessa com a felicidade; porque o amor feliz é a perfeição dos mais belos sonhos, e tudo que é perfeito, ou aperfeiçoado, toca o seu fim.’’ (Camilo Castelo Branco)A paixão também pode “acorrentar’’, enlaçar (e isso não faz bem).
Percebo em muitos casais que fatores simples e erros tomam um precioso tempo que poderia ser investido em carinho. De fato, uma coisa é uma decepção, um erro; outra coisa são muitas decepções, muitos erros. Torna sufocador e todo amor pode se converter no mais terrível ódio. Toda a alegria e “êxtase’’ de antes, pode tornar-se a raiva posterior.A vingança ou o ódio não deve ser o pagamento. Não, não. A melhor moeda é perdoar. O aprendizado –seja no sofrimento ou não- só a vida, o tempo e os outros se encarregarão.Afinal, como aprender o devido valor, se não perdermos? Como descobrir a resistência, se não sentirmos o impacto da queda?
Tempo perdido, lágrimas derramadas, coração antes acorrentado... Por alguém que nem sequer merece um esforço? Não mais. Perdoar sempre; fingir indiferença pra agradar nunca mais. Perdoar não é esquecer, e desculpa não é perdoar. Vai muito além (e para que haver o perdão deve haver amor).
Os sábios já diziam que devemos perdoar quem erra conosco, porém nunca esquecer seus nomes (e eu acrescento- nunca esquecer os pontos que a pessoa poderá voltar a machucar)
Isto é valorizar seu próprio coração, demonstrando a si mesmo que, por amar-se, pode superar as mais remotas dores. Abrir o coração –impondo um “escudo” e filtros- para quem realmente dá valor a ele. Novos tempos, mais resistência, novos caminhos à trilhar, só que agora mais preparado para passar acima das 2 ou 3 pedrinhas que estão mais à frente. Superando-se e abrindo as portas do coração para retribuir o valor a quem verdadeiramente investe no seu coração. Isto sim é amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário